Após as boas vibrações sentidas pela Seleção Brasileira após a goleada sobre a Coreia do Sul por 5 a 0, os comandados de Carlo Ancelotti vão conhecendo o outro lado da moeda na manhã desta terça-feira (14/10). Após abrir 2 a 0, o Brasil permitiu a virada para o Japão, que venceu por 3 a 2. 

Após gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, a virada japonesa aconteceu a partir dos 7 minutos do 2º tempo, com gol de Minamino a partir de falha do zagueiro Fabrício Bruno. Dezenove minutos depois, Ayase Ueda marcava o terceiro gol do Japão. 
Esta é a primeira vez na história que a Seleção Brasileira permite uma virada no placar após estar vencendo por dois ou mais gols. Além disso, esta é a primeira derrota do Brasil para o Japão. 

Antes dessa partida, em 13 confrontos, a Seleção Brasileira havia vencido o Japão 11 vezes, com dois empates. A Canarinho havia marcado 35 gols e sofrido apenas cinco do adversário.
Retrospecto de Japão x Brasil (atualizado)

  • 14 jogos
  • 11 vitórias do Brasil
  • 2 empates
  • 1 derrota

Antes do duelo desta terça (14/10), o último jogo entre Brasil e Japão havia sido em junho de 2022 e terminou com vitória brasileira por 1 a 0. O gol foi marcado por Neymar.